Relevo



Conjunto das diferenças de nível da superfície da crosta terrestre resultantes de mudanças que podem durar milhões de anos. O relevo é formado por dois tipos de força que atuam simultaneamente: as internas e as externas.
Forças Internas–Também chamadas de agentes endógenos, as forças internas são responsáveis pela criação do relevo. Originam-se da crosta da Terra ou do manto (camada localizada abaixo da crosta). Abrangem o tectonismo, o vulcanismo e os abalos sísmicos.
O tectonismo compreende movimentos lentos na crosta terrestre que provocam o deslocamento dos continentes. Esses podem ser verticais ou horizontais. Os verticais levantam ou rebaixam a crosta em longo espaço de tempo e acontecem, por exemplo, na península Escandinava (norte da Europa), que, a cada século, sobe 38 cm. Os horizontais são deslocamentos intensos que levam à formação das cadeias de montanha. Ocorrem nas áreas de choque das placas tectônicas e causam grandes enrugamentos ou dobras, que chegam a atingir quilômetros de altitude.
O vulcanismo atua quando o magma, rochas em fusão vindas do manto terrestre, atinge a superfície e os abalos sísmicos quando tremores na superfície terrestre provocam movimentação entre blocos de rochas situados na crosta.
Forças Externas–Conjunto de elementos que modelam o relevo terrestre. Os principais são o intemperismo e a erosão. O intemperismo, processo de degradação das rochas provocado pelo clima, pode ser físico – as rochas sofrem mudanças no tamanho e no formato em função dos contrastes térmicos entre o dia e a noite – ou químico – a ação da água altera a composição química das rochas. Já a erosão é causada pela água da chuva e dos rios, pelo vento, pelo gelo e pelo mar, que transportam os sedimentos desagregados depositando-os em outros lugares.
Formas do Relevo–Os principais tipos de relevo são as planícies, os planaltos, as depressões e as montanhas.
As planícies são terrenos de superfície plana formados por rochas sedimentares. Podem ser encontradas em baixas ou altas altitudes (planícies de montanhas). Ocupam mais de um terço da superfície terrestre e em geral acompanham as margens de grandes rios, lagos e oceanos. Por causa de sua forma plana, facilitam o cultivo e o transporte fluvial e terrestre, sendo, por isso, as áreas mais povoadas do planeta.
Os planaltos são elevações produzidas por erosão de rochas sedimentares ou cristalinas, em geral de altitude entre 300 e 1.000 m. Mas também podem ser encontrados em áreas acima de 3.000 m, cercados por cadeias de montanhas (como o altiplano boliviano). Quando se desenvolvem em bacias sedimentares, muitas vezes apresentam topos aplanados com bordas em escarpas, formando as chapadas.
As montanhas são as áreas mais altas da crosta terrestre, de formação recente, que resultam do encontro entre placas tectônicas. Normalmente formam cadeias, como as cordilheiras dos Andes e do Himalaia. As que aparecem isoladas em geral têm origem vulcânica.
As depressões são áreas da superfície terrestre localizadas em altitudes inferiores às demais formas de relevo que as circundam. Quando se situam abaixo do nível do mar se chamam depressões absolutas.


Fonte Enciclopédia Abril


PICOS MAIS ALTOS NOS CONTINENTES

Continente Pico Altura/m Local

Ásia 1º Everest 8.848 Nepal/China 2º K-2 8.616 Paquistão/China 3º Kanchenjunga 8.603 Nepal/Índia

América do Sul 1º Aconcágua 6.960 Argentina/Chile 2º Ojos del Salado 6.863 Argentina/Chile 3º Huascarán 6.768 Peru

América do Norte 1º McKinley 6.194 Alasca, EUA 2º Logan 6.050 Canadá 3º Orizaba 5.700 México

África 1º Kilimanjaro 5.895 Tanzânia 2º Quênia 5.199 Quênia 3º Rwenzori 5.119 Uganda

Europa 1º Elbro 5.642 Federação Russa 2º Kasbek 5.033 Geórgia 3º Monte Branco 4.810

França Antártica 1º Vinson 5.140 2º Kirkpatrick 4.530 3º Markham 4.350

Oceania 1º Wilhelm 4.508 Papua Nova Guiné 2º Mauna Kea 4.205 Ilhas Havaí 3º Mauna Loa 4.169 Ilhas Havaí

Fonte: Atlante de Agostini


Fonte Professor PC - Geografia

Fonte Professor PC - Geografia